O que é Scareware e como evitar?

Os usuários do Android a partir de muitas partes do mundo têm se preocupado desde a chegada de mensagens em navegadores ou aplicativos que incitam baixar aplicações ou arquivos, com a desculpa de que o seu dispositivo Android tenha sido infectado por um vírus e geralmente acompanhada por vibrações.

O que é Scareware e como evitar?

Este tipo de mensagens é conhecido como Scareware e este tutorial Android irá ajudá-lo a entender o que é e como evitar e resolver alguns problemas causados por isso.

Este problema surge na sequência de JavaScript, com o qual, durante alguns anos pode ser usado para vibrar o telefone.

Outra razão é o recolhimento de dados importantes através do browser que os envia para as páginas que você está visitando, criando, assim, uma forma direta para conhecer o seu dispositivo Android.

As mensagens muitas vezes aparecem para ser exato, integrando logos de grandes empresas, mas especialmente o Google, também incluindo mensagens sobre o seu dispositivo Android como a versão ou modelo Android.

A decepção continua até depois de clicar no anúncio, redirecionados para uma URL que parece real, mas pouco depois irá solicitar que o usuário baixe um arquivo, instale uma aplicação ou mesmo pedindo dinheiro para que eles possam resolver o seu problema.

Normalmente, eles se tornam inofensivos e não são mais do que apenas anúncios, embora você deve ter cuidado e não se enganar com isso, porque uma vez que você clica no anúncio uma série de comandos é criado e se dão as condições adequadas tanto na versão do Android e o tipo de navegador pode até mesmo controlar seu browser.

Como prevenir ou eliminar um Scareware?

A melhor técnica para se livrar desses anúncios é ir para a página anterior, sair da aplicação ou reiniciar o telefone, e se torna comum a necessidade de ir a Configurações, depois, Aplicativos e uma vez lá, procure o navegador ou aplicativo que você deseja que pare de mostrar essas mensagens, pressione sobre o mesmo e, finalmente, selecione a opção de Apagar Dados.

Outra medida preventiva e eficaz para a maioria é o download de um bloqueador de anúncios, como essas mensagens são apenas isso, publicidade, este bloqueador pode ser bastante útil.

Estes bloqueadores são na forma de aplicativos que podem ser baixados diretamente do Play Store, o mais conhecido e talvez eficaz seja o Adblock.

Enquanto você está aqui porque você se deparou com um desses anúncios, você deve seguir os passos acima, mas não exclua os dados, apenas desativa o aplicativo a partir do qual você clicou no anúncio e por isso todas as alterações feitas pelo script serão excluídas.

Uma vez feito isso, você pode reiniciar o aplicativo, sem qualquer preocupação porque você removeu a infecção. Em casos mais graves, a única solução é deixar o seu celular com as configurações de fábrica. Portanto, você deve fazer cópias de todos os seus arquivos, pois eles são excluídos quando executar esse processo.

As chances são de que você receba uma mensagem deste tipo assim que se torna um usuário do Android, diga-nos a sua reação assim que recebeu essa mensagem pela primeira vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.